As Novas Triumph Scrambler 1200 CX e EX foram apresentadas em Portugal

By on 19 Dezembro, 2018

Decorreu no Algarve a apresentação dinâmica aos media internacionais das novas Triumph Scrambler 1200 nas suas duas versões 1200 XC e 1200 XE, esta última mais “Extreme” e mais preparada para o OffRoad, aliás a versão que supostamente iria participar na Baja deste ano e que por lesão do piloto não se realizou.

Com motor bicilíndrico paralelo de 1200cc e com uma potência máxima de 89bhp às 7.400 as novas Scramblers têm sobretudo um binário a baixos e médios regimes de 110Nm às 3.950 rpm que deixam antever um comportamento muito interessante fora de estrada e certamente uma condução muito “redonda” no dia a dia graças ao binário disponível nos regimes médios e baixos.

A dúvida que subsistia sobre o potencial das novas Scramblers para o OffRoad já que até ao momento a designação “Scrambler” tem sido mais utilizada como conceito estético do que prático, inclusive pela própria Triumph, mas parece ser que, de acordo com a opinião dos media em geral e daqueles que já tiveram a oportunidade de rolar fora de estrada com as novas Scramblers 1200, que as novas versões levam muito a sério o OffRoad, sobretudo a versão com mais curso de suspensões, 250mm de curso e mais preparada que é a XE. ( versão XC tem a apenas 200mm de curso )

Com depósitos de combustível de 16 litros digamos que não terão uma autonomia por aí e além mas no segmento Adventure a Triumph tem outras propostas mais interessantes. As novas Scramblers 1200 criam para todos efeitos um novo segmento de motos, onde talvez a nova Guzzi V85 possa ter uma abordagem semelhante, no fundo são motos de cariz neo-clássico, de cilindrada alta e com aptidão para o offroad.

Com rodas dianteiras raiadas de 21” e pneus de piso misto Metzeler Tourance as novas Scramblers montam travões Brembo M40 com pinças de 4 pistons e com duplo disco de 320mm na dianteira sendo que a versão XE inclui ainda “Cornering ABS” ( ABS em curva ).

Com uma altura do assento de 840mm na XC e 870mm na XE as novas Scramblers não são propriamente baixas, agravadas pelo facto dos escapes laterais alargarem a zona das pernas no lado direito obrigando ao arquear das mesmas. Mas existe sempre a opção da versão Street Scrambler que já testámos e que obteve nota alta em termos do seu desempenho global.

As novas Triumph Scramber 1200 vêm equipadas com um painel TFT e um manípilo do tipo joystick multidirecional que permite o navegar em toda a informação e setups disponíveis. A versão XC inclui 5 modos de motor, Rain, Road, Sport, OffRoad e Rider ( personalizável ) a versão XE inclui todos os anteriores mais o modo OffRoad Pro para aqueles que pretendam ter uma condução mais agressiva for a de estrada. A versão XE vem ainda com punhos aquecidos em 3 níveis.

Na apresentação foram entretanto revelados os PVPs em Portugal:

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!