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Preciso de trocar de pneus na minha moto Turística – quais são os melhores?

By on 13 Dezembro, 2020

Hoje em dia, após acurada pesquisa e desenvolvimento para acompanhar as prestações das motos modernas, todos os pneus são bons, mas alguns têm melhor desempenho em certas áreas, como no molhado, resistência ao desgaste, sensação em curva, ou conforto de condução. Como em quase tudo, paga-se mais pelo melhor. No caso dos pneus para Sport-Turismo, a natureza destas motos, normalmente altas e algo pesadas com malas e bagagem, torna a aderência em último grau, como numa Superdesportiva, menos importante, e a duração, ou resistência ao desgaste, mais relevante.

Todos os pneus mencionados são do tipo sem-câmara, ou tubeless. Vale a pena recordar as classificações dos pneus por velocidade, na prática as que nos interessam são 3 dos 4 últimos números: T, aferidos até aos 190 Km/h, H, classificados para ir até aos 210 Km/h, V, até aos 240. A letra W, que vai até aos 270 Km/h, já só interessa às ultradesportivas de alta-cilindrada, e portanto podemos praticamente excluí-los desta relação. Os preços citados são os mais baratos encontrados, normalmente em sites de encomenda pela internet, e não necessariamente o PVP recomendado, que será algo mais elevado. Vejamos o consenso, num critério de desempenho e preço/qualidade:

#1 Pirelli Angel GT

O Pirelli Angel GT é uma das novidades no segmento Sport Tourer e dos que obtém melhores notas. Comportamento no molhado é adequado, e no seco é supostamente o melhor do segmento. Testes em meios de comunicação na Alemanha e nos EUA consideraram o Angel o melhor em termos gerais, desenhado para bons índices de carga e obtendo um bom compromisso entre aderência, quilometragem e conforto de condução. O dianteiro de 120/70/17 obtém-se a partir de 125€, o equivalente traseiro é o 180/55/17, com uma boa relação qualidade/preço, a cerca de 156€. Certas motos como a KTM Adventure também utilizam o Scorpion Trail II.

#2 Michelin Pilot Road 4

O Michelin Pilot Road 4 oferece vantagens em comportamento e duração em relação ao popular Michelin Pilot Road 3, nomeadamente em tração melhorada numa variedade de condições. O preço elevado é um ponto menos, e a possibilidade do pneu distorcer em certas condições é outro. Preços para o dianteiro de 120/70/17 começam nos 96€, para o traseiro 180/55/17, nos 142€.

#3 Michelin Pilot Road 3

Em relação ao Michelin Pilot Road 2, este pneu distingue-se pelo desempenho em piso molhado, permitindo inclinações quase normais. O pneu ganha temperatura muito rapidamente, mesmo por baixas temperaturas, daí a boa prestação no molhado. A moto também se sente mais ligeira, fazendo este um dos melhores pneus para o segmento. Preços para o dianteiro de 120/70/17 começam nos 94€, para o traseiro 180/55/17, nos 140€.

 

# 4 Metzeler Roadtec Z8

O Metzeler Roadtec Z8 Interact oferece muita estabilidade, capacidade em curvam e tração excelente tanto no seco como no molhado. O comportamento quando o traseiro está parcialmente gasto, desde que o dianteiro esteja bom, como ao fim de uma viagem, continua exemplar, com uma degradação no desempenho estimada em apenas 10%, sendo classificado como um W, e frequentemente esgotado no nosso país. Já há alguns anos que o Z8 recebe das melhores classificações em testes independentes. Preços para o dianteiro de 120/70/17 começam nos 97€, para o traseiro 180/55/17, nos 132€.

# 5 Pirelli Angel ST

O Pirelli Angel ST atinge boas classificações como pneu de sport Touring e até nalguns testes como pneu de desportivas. No molhado, a sua prestação foi considerada entre os 2 melhores do mercado, no seco, entre os melhores 5. O seu comportamento inspira confiança em todas as condições, seco, chuva, estrada abeta ou em vias secundárias, mas o desgaste é mais acelerado que noutros modelos. Preços para o dianteiro de 120/70/17 começam nos 72€, para o traseiro 180/55/17, nos 110€.

# 6 Bridgestone BT 023

O Bridgestone BT 023 recebe normalmente avalizações positivas, sendo-lhe por vezes atribuída uma classificação de 5 estrelas. Um ponto forte é a estabilidade da traseira sob travagens fortes. A inserção em curva é melhorada pelo BT021, mas o BT023 é mais estável a meio da curva. Aderência no molhado ou seco é exemplar. Preços para o dianteiro de 120/70/17 começam nos 72€, para o traseiro 180/55/17, nos 110€.

# 7 Dunlop Sportmax Roadsmart 2

O Dunlop Roadsmart 2 é um pneu sport touring apreçado pela rapidez de aquecimento, duração, e tração no seco ou molhado, ajudado pela tecnologia JLB, ou JointLess Belt. O barulho provocado pelo rolamento é mais alto que a média, mas o comportamento em estradas sinuosas foi igualmente elogiado. Preços são muto competitivos, já que o dianteiro de 120/70/17 se obtém a partir de 89€, e o equivalente traseiro 180/55/17 a partir de 132€.

# 8 Metzeler ME888 Marathon Ultra

O Metzeler ME 888 é semelhante ao ME 880 que veio substituir. Como pneu de passeio, recebe boas classificações, embora a aderência à chuva não seja considerada a melhor. É um pneu ligeiramente mais caro que o normal, com o dianteiro de 120/70/17 a partir de 120€, e o equivalente traseiro o 180/55/17 à volta dos 230€.

# 9 Michelin Pilot Road 2

O Michelin Pilot Road 2 é um dos mais conceituados pneus para motos sport-touring. Comportamento, seco ou molhado, foi muito elogiado, e a duração também é referencial. A combinação de duração e aderência ideal é muito boa, com relatos de mais de 16.000 Km de duração, ainda por cima a preços competitivos. Preços para o dianteiro de 120/70/17 começam nos 79€, para o traseiro 180/55/17, nos 98€.

# 10 Continental ContiMotion

O Continental ContiMotion está orientado para ter um preço muito competitivo, mas recebe boas notas no geral mesmo assim. Uma das vantagens do pneu é a absorção de ressaltos pela flexibilidade da carcaça, e foi também considerado bom em aderência, se bem que não referencial em duração, como é normal nos Continental. Preços para o dianteiro de 120/70/17 começam nos 70€, para o traseiro 180/55/17, nos 80€, de facto uma pechincha!

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